domingo, 27 de fevereiro de 2011

Procura-se Líder para gerir pequena colectividade de Todo-o-Terreno

Meus Amigos…, o caso é grave!

A história é simples e conta-se em duas penadas. Ontem cheguei a casa e abri o

meu mail. No dito, repousava uma mensagem do Zé Maria. Até aí, nada de novo. Já não é a primeira vez (e não será por certo a última) que trocamos mensagem para afinar os programas de Domingo. Só que desta vez, o mail vinha armadilhado com um conteúdo preocupante! O Zé prepara-se para abandonar a liderança do pelotão!!! É verdade, sem espinhas! Na mensagem pode ler-se (e passo a citar) “vou mudar radicalmente a minha vida aos fins-de-semana”. Tudo leva a crer que, o nosso guia, o robalo que encabeça a formação, o cordeiro de Deus, a bengala vermelha e branca que nos afasta dos obstáculos da vida dura…vai deixar-nos à deriva! Está tudo lixado! Ao que parece, os problemas de liderança que afectam o médio oriente chegaram ao nosso País! O nosso “Kadhafi” prepara-se para pendurar as botas! O Mahmoud Ahmadinejad que ao longo dos últimos anos nos guiou pelos trilhos mais recônditos de Portugal resolveu virar-nos as costas. O mail é mais detalhado mas por questões de confidencialidade não posso revelar pormenores. Só vos posso adiantar que devido a uma certa e determinada propriedade, herdada em certa e determinada região de Portugal, gentilmente cedida por certas e determinadas pessoas, vamos ficar a falar sozinhos! Eu sei que para os menos atentos, a coisa pode não parecer assim tão grave. Mas é. Aqui no Club, há um ditado que diz “Vai para o monte sem botas, sem luvas ou capacete. Até podes ir sem moto, mas nunca vás sem um Guedes”. As consequências são imprevisíveis. O que será de nós quando não tivermos ninguém para nos fazer saltar do lençol morno ao Domingo de manhã? E as broncas aos que não esperam pelos mais atrasados? Quem é que as dá? Sem o Zé não há disciplina, toda a gente o sabe! Já para não falar dos efeitos colaterais. No limite, sem o “Careca” não há post´s no Blog! Bom…o caso, como já foi dito, é grave e exige medidas imediatas. E é por isso que hoje, aqui vos proponho a fundação do MCAZSGDLPD! O Movimento Contra o Abandono do ZSG da Liderança dos Passeios de Domingo irá por certo contribuir para a reflexão aprofundada deste nosso sócio. A forma de luta é simples. Basta deixar um comentário ao post a dizer qualquer coisa como isto:“ Não! Eu recuso-me a trocar um fusível no monte sem a supervisão do Careca”

Vá lá! Conto com o vosso apoio!

P.S.

Hi Miss….you

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Hoje há cabrito!


Diz-se por aí que nunca se deve voltar a um sítio onde já fomos felizes. Pois….mas a malta aqui por estes lados não é muito de cumprir regras e vai daí, voltamos ao Avelinistão (Condado do Marco de Canavezes) para escrever aquela que foi provavelmente a página mais exigente das crónicas da Vida Dura. Apanhamos não a maior mas seguramente a pior molha de todos os tempos! Mais uma vez, saímos ao raiar do dia com a promessa de sol e de um belo

cabrito para o almoço. Ao que parece o cabrito pega de estaca ali por aqueles lados e no Club como se sabe, ninguém vira as costas a um desafio gastronómico. A verdade é que fomos duplamente enganados! Sol…nada, cabrito…zero! Ao invés, fomos brindados com um dilúvio serrano acompanhado de neve e gelo em dó menor e, ao almoço…anho. E se no que diz respeito ao ensopado de Sérgio, Marcos, Zé e Pedro não há muito a acrescentar, já no que diz respeito ao almoço a coisa muda de figura. É que o anho, que era para ser cabrito e só não o foi porque quem o trouxe ao mundo foi uma ovelha e não uma cabra, estava cinco estrelas. Em teoria, a proveniência do animal até pode
fazer muita diferença mas na prática não faz nenhuma. Por cá, não comemos nem lã nem pêlo portanto, dá igual. Quanto a motos, tudo controlado. Depois dos problemas menores (nomeadamente no que diz respeito à bateria da KTM) registados na última jornada, decidi finalmente aderir a nova onda das enegias renováveis. Com as devidas adaptações, a mota anda agora a electricidade gentilmente cedida pela edp. Como podem ver na foto, basta ligá-la a uma “eólica” durante 3 horas e a máquina fica
imediatamente habilitada a percorrer 700 metros a uma velocidade vertiginosa de 12 k/h!

Nada mau!


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Hoje é dia de S. Valentim

Hoje é dia de S. Valentim! E o que é que isso tem haver com o Club? Tudo!!! Se hoje é dia de prestar homenagem às nossas “caras metade”, então é o post é mais do que justo. Afinal, quando se trata de fidelidade, disponibilidade e entrega, “elas” estão sempre lá à nossa espera para o que der e vier! Nunca reclamam, estão sempre prontas a alinhar, nunca têm dores de cabeça quando as queremos montar e não nos pedem mais do que mudanças de óleo frequentes (e aqui e ali um e outro adereço de pequena monta sem grande expressão no orçamento).É claro que, nem tudo são Rosas. Todas as relações são feitas de altos e baixos que diabo! E bem vistas as coisas, os momentos menos bons até servem para fortalecer os laços que nos unem há tantos e tantos anos. Já sabemos que ninguém gosta de “pegar de empurrão” de vez em quando. Atirá-las para a lama ou simplesmente tratá-las como meros objectos não é algo de que nos possamos orgulhar, bem sei….A verdade é que, nem sempre as sabemos ouvir. Toda a gente precisa de carregar as baterias de vez em quando… é normal! A nós também nos salta a tampa. Também nos falta um parafuso de vez em quando. E dai? E um “rater” de longe a longe também não é nada de extraordinário! Às vezes acontece nos momentos mais inesperados e elas também não nos criticam. Imaginem que todos os Domingos, vos levavam para o monte e vos saltavam para cima sem dó nem piedade. Gostavam? Gostavam, já sei Mas mesmo assim…. É por tudo isto e muito mais que aqui quisemos registar o momento. Num exercício pleno de combate à xenofobia, aqui fica o nosso tributo ás nossas companheiras. Amarelas, Laranjas, Pretas, Azuis…a verdade e que elas estão sempre lá, prontas para a luta e plenas de vontade para nos levar por maus caminhos. Em meu nome pessoal e em nome desta pequena colectividade que é o CLub Vida Dura, aqui fica a nossa singela homenagem à nossas “mais que tudo”!Obrigado KTM, obrigado YAMAHA, obrigado SUZUKI….Obrigado GAS GAS que mesmo não sendo talhada para isto, vais e vens como as outras. Obrigado HONDA. És velha mas ainda te aguentas!

Sáravá meu Pai!

Que nunca nos faltem!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Pára tudo, pára tudo! Fomos andar de mota ao Sábado!

Não é a brincar. Hoje fomos andar de moto!Finalmente vencemos esse terrível fantasma que há muitos anos nos assombrava e que só nos permitia andar de moto ao domingo! E depois, também era dia de regar as plantas e como tal começamos logo pela fresca lá para os lados do Marco de Canavezes. Mas logo a abrir o dia levamos as motos à inspecção. Sim porque aqui por estes lados gostamos de cumprir a lei e como todos já sabem, não se deve sair para o monte sem fazer a bela da vistoria na oficina do Zé. Passamos com distinção! O nosso inspector apenas detectou falta de carga nas baterias, ausência de óleo nas correntes, pneus vazios, fios queimados e outras deficiência menores que não são para aqui chamadas. Tudo normal!
E lá fomos, para a terra do Avelino derreter o lombo assado de ontem à noite.
E devo dizer-vos. O Avelino não brinca em serviço. É que lá no quintal dele há monte a perder
de vista e trilhas do melhor que há. Tudo em nome do ambiente diz ele! A malta agradece e retribui e vai daí, toca a abrir até Mesão Frio. Chegamos pelas 13.00 h com 50 km em cima. Fizemos uma refeição "ligeira" (tripas, vitela assada e nacos grelhados na brasa) tudo muito bem regado por um tinto da região.
O tinto deu-nos moral e depois do café da praxe lá seguimos a bom ritmo para a segunda etapa. Aí é que a coisa complicou. Algo raro mas frequente impediu que todos chegassem ao fim! A mota mais fantástica, que necessita de menos manutenção, que nunca avaria e raramente tem dúvidas...arreou! É verdade. Contra todas as expectativas (e mais algumas) a KTM deixou de colaborar. Fica para a história uma manete a menos, um pneu de trás desfeito, uma bateria morta e uma transmissão "ligeiramente" danificada. Nada que o grande Bilracing não resolva!
Para a semana, se Deus quiser e o Sr. Abílio trabalhar bem....há mais!